sábado, 25 de agosto de 2012

O que é Grafite?


O Grafite é uma expressão artística muito antiga, com vestígios até no Império Romano. O conceito mais aceito é o de que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. No mundo contemporâneo temos como referencia a cidade de Nova York que na década de 70 alguns jovens começaram a fazer seus desenhos nas paredes da cidade e anos depois evoluíram suas técnicas, transformando o grafite no que é hoje em dia.
 
O Grafite tem uma grande ligação com vários movimentos, mas o que tem maior destaque é o hip hop. É até confuso dizer se o grafite faz parte do hip hop ou se é o hip hop que faz parte do Grafite, mas o fato é que eles andam de mãos dadas. A cultura hip hop procura expressar pensamentos e questionamentos fora do padrão e até revolucionários, na contra mão da sociedade chega a ter um certo protesto para fazer as pessoas refletirem sobre os conflitos que a sociedade vive, principalmente étnicos e sociais.
 
Eis então que acha seu complemento perfeito, o Grafite que é mais uma maneira de expor todas essas ideias, além uma visibilidade inovadora que são as ruas por onde milhões de pessoas transitam todos os dias, e como em um outdoor de ideias chama a atenção de muitos.
 
Nessa matéria confira um videos feitos por grafiteiros de Minas Gerais que procuram explicar o que é esse movimento:
 
 
Por Maurício Luz

0 comentários:

Postar um comentário