quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Grafite toma conta dos muros de Salvador

Antes de entrar no universo do grafite feminino em Salvador, é preciso conhecer um pouco a história da chegada dessa manifestação artística à capital baiana. Uma vez que não seria possível falar sobre as grafiteiras, sem antes conhecer o cenário local e meio em que elas se inserem. 

Foto: JFParanaguá/ Divulgação.

 A arte de origem estadunidense chegou com força à Bahia durante a década de noventa, ainda tratado como vandalismo, como agressões ao espaço urbano da cidade e por muito tempo assim permaneceu. As comparações com a pixação eram inevitáveis, e segundo o grafiteiro Eder Muniz a única coisa que as diferencia é a escala de cores. Um tende a ser monocromático e o outro colorido, mas ambas são formas de expressarem suas emoções e insatisfações.

Aqueles que começaram a grafitar nesse período tiveram que enfrentar, além do preconceito costumeiro, a falta de material de qualidade para trabalhar, pois não existia no mercado baiano sprays e tintas especificas para a atividade. Apesar das dificuldades aqueles que se empenharam e prosseguiram, puderam colher os frutos de seu trabalho.

Em 2005 a prefeitura de Salvador, sob a gestão do Prefeito João Henrique, deu inicio ao Projeto Salvador Grafita. Um dos principais objetivos do projeto era estimular jovens grafiteiros a se desenvolver artisticamente, aprimorando suas formas de expressão, conseguindo produzir uma arte mais elaborada, com mais conteúdo e consciência social. O projeto fez intervenções em viadutos, escolas, hospitais e outras áreas públicas da capital baiana, da Orla, ao Subúrbio Ferroviário. A partir desse período a cidade passou a olhar o grafite com outros olhos, e varias portas foram abertas para os grafiteiros soteropolitanos.

Para conhecer mais sobre essa história, e conhecer alguns dos grafiteiros que participaram desde o inicio do processo é possível assistir ao documentário Grafite SSA, produzido por Leandro Uema no ano 2011. O documentário é composto de vários depoimentos pessoais, e está disponível no Youtube e também aqui no blog.



Por Adson Barros

0 comentários:

Postar um comentário